Apesar do discurso de crise, o ambiente digital está repleto de possibilidades para a indústria da música. Para conhecer melhor esse terreno, deve-se sempre buscar dados sobre o público – afinal, é ele quem consome a música que é disponibilizada na rede.
Recentemente, a Nielsen Consultoria apresentou um relatório sobre o consumo de música e hábitos de escuta musical a partir de questionários feitos com 26.644 pessoas em 53 países. O relatório (que pode ser baixado gratuitamente neste link) apresenta dados interessantes para todas as pontas da cadeia produtiva que pensam como ampliar o alcance da música na internet.
Hoje existem diversas maneiras de levar a música ao consumidor e todas elas são igualmente importantes. Porque o público não é homogêneo: há fãs que preferem ouvir música no mp3 player, outros preferem o CD, outros usam o YouTube. Por isso, o produto deve ser oferecido por diferentes vias, dentro das possibilidades.
Um dado interessante da pesquisa é a constatação do aumento do consumo de música através de vídeos.
é onde o seu público está.
É importante pensar de forma estratégica. A tecnologia digital criou diversos canais para o consumo de música, mas a música não circula sozinha.
Atualmente, é fato que desenvolvedores e programadores estão se tornando os próximos gatekeepers da música. Isso sem falar nos blogueiros e demais usuários de redes sociais que também produzem informação e compartilham música, além de ajudar a povoar novos canais de distribuição.
Pesquisa a aponta que enquanto quase 60% dos entrevistados afirma ter assistido vídeos musicais no computador nos últimos três meses, menos de 20% diz ter comprado uma música digital e menos de 10% afirma ter efetuado a compra de um álbum inteiro.
Ariete Teixeira :*
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